Fazer a manutenção de uma piscina não é tarefa fácil e, por vezes, ficamos na dúvida de qual o melhor tipo de cloro que deve ser utilizado. Existem três tipos de cloro: o líquido, o granulado e as pastilhas. Qual deles o melhor? Perceba qual a diferença entre os vários tipos de cloro.
Cloro Líquido
O cloro líquido é, na realidade, hipoclorito de sódio, que é comum ser encontrado na água sanitária. Este é de difícil manuseio e transporte uma vez que, caso se encontre mal fechado, irá derramar com muita facilidade.
Para além disso, este tipo de cloro contém menos de 15% de cloro ativo e, por estar na sua forma líquida e não ser um produto estável, tem pouca durabilidade quando exposto aos raios solares. No entanto, a sua ação oxida a sujidade presente na água de forma rápida.
Apesar do seu custo reduzido, este tipo de cloro não é recomendado no tratamento de águas de piscina, já que existem opções mais viáveis.
Cloro Granulado e Cloro em Pastilhas
O cloro granulado ou em pastilhas é o mais utilizado por quem tem piscinas em casa, apesar de ter um preço mais elevado.
É aconselhado dissolver sempre o cloro granulado num pouco de água, principalmente se o revestimento da piscina for em tela ou fibra uma vez que, ao colocar o granulado diretamente na água da piscina, este poderá manchar o seu revestimento.
Ao contrário do cloro líquido, o granulado ou em pastilhas é de fácil transporte e manuseio, já que não há a probabilidade do mesmo começar a escorrer. Tem mais de 65% de cloro ativo, o que leva à sua maior eficiência ao eliminar a sujidade e algas da piscina, apesar da sua ação mais lenta, e é resistente aos raios solares.
Normalmente, o cloro granulado não leva a uma grande variação nos níveis de pH e alcalinidade da água. Já o cloro em pastilhas pode levar a uma redução dos níveis de pH e alcalinidade.
Desta forma, já consegue perceber qual a diferença entre os vários tipos de cloro, as vantagens e desvantagens de cada tipo e qual o melhor a utilizar na sua piscina.
Encontre os nossos produtos na nossa loja: