Fatores que afetam o pH da sua piscina

Existem inúmeros fatores que podem alterar negativamente o pH da água da sua piscina, pelo que é extremamente importante que este seja medido e controlado regularmente. Aprenda quais os fatores que afetam o pH da sua piscina.

Calor e Radiação Ultra-violeta

O calor e a radiação ultra-violeta são grandes fatores que alteram o nível do pH, principalmente em países com muito sol e altas temperaturas como Portugal. O calor leva ao aparecimento de muitas bactérias indesejadas que se reproduzem mais facilmente em ambientes quentes. Já os raios solares levam a uma evaporação da água, assim como a uma perda de eficácia dos produtos químicos.

Sujidade

A sujidade que acaba por cair dentro da piscina também é um fator de grande peso para a alteração do pH. Esta sujidade pode surgir através da queda de poeiras, insetos, folhas e até algumas partículas que podemos levar connosco para o interior da piscina. Desta forma, é essencial que a piscina seja limpa com regularidade, retirando os detritos maiores com a ajuda do apanha-folhas. O vento contribui para a queda de muita desta sujidade, pelo que também é considerado um fator que modifica o pH da água.

Pessoas e animais

Como referido anteriormente, as pessoas e os animais que frequentam a piscina fazem com que o pH da água se altere. Para além da sujidade que levamos connosco para a água, produtos como shampô, creme, perfume, protetor solar, entre outros, também contribuem para a alteração da água da piscina.

Águas da chuva e da companhia

Por fim, as águas da chuva e as águas da companhia também são fatores importantes uma vez que estes dois podem ter um pH mais baixo ou mais elevado do que o ideal, que variam nas várias regiões do nosso país e irão influenciar o valor do pH que se encontra na piscina. A água da chuva, por exemplo, é, na maioria das vezes, mais ácida.

Para além destes, existem outros fatores que poderão alterar o nível de pH da água da sua piscina. Assim já tem uma noção do motivo pelo qual o pH deve ser monitorizado regularmente.

Desta forma, já sabe quais os fatores que afetam o pH da sua piscina!

Deixe um comentário

5 + 11 =

Devido à situação atual, pode haver stock limitado ou prazos de entrega sujeitos a prolongamento.
Por favor contacte-nos antes da sua encomenda para esclarecimento.