Aprenda como funciona o filtro da piscina

Entender o funcionamento do filtro pode ser uma tarefa complicada. A válvula selectora do filtro tem várias funções e é necessário perceber o que cada uma delas faz de forma a ter uma piscina sempre em boas condições. Aprenda como funciona o filtro da piscina.

 

Filtração

Quando o manípulo de funções se encontra nesta posição, a água da piscina entra no filtro através do tubo superior. As impurezas são depositadas na areia à medida que esta é atravessada pela água. A mesma água retorna a piscina pelo tubo inferior da válvula de comando.

A filtragem da água da piscina deve ser realizada todos os dias durante cerca de oito horas.

 

Lavagem

A lavagem do filtro é utilizada para limpar a sujidade presente na areia. Quando o manípulo de funções se encontra nesta posição, a água da piscina entra no filtro pelo tubo inferior da válvula de comando, levantando e removendo as impurezas que se encontram depositadas na areia. A água da lavagem sairá pelo tubo de esgoto. Deverá fazer esta operação durante 10 segundos.

 

Enxaguamento

Nesta posição o circuito da água é semelhante ao da filtração, mas a água depois de atravessar a areia sairá pelo esgoto. É utilizada após a lavagem e serve para retirar qualquer impureza retida na parte superior do filtro durante a lavagem. Esta operação tem a duração aproximadamente de 10 segundos.

 

Esgoto

Quando o manípulo de funções se encontra nesta posição, a água é bombada diretamente da piscina para o esgoto, sem passar pelo elemento filtrante. Esta posição é utilizada quando se pretende baixar o nível da água na piscina, ou para fazer a uma limpeza mais profunda da piscina, caso a água se encontre muito suja.

 

Recirculação

Quando o manípulo de funções se encontra nesta posição, a água circula somente pelos canos sem passar pelo filtro. Poderá ser utilizada durante eventuais operações de atenção ao filtro.

Esta função é utilizada com o objetivo de realizar uma mistura dos produtos químicos que são colocados na piscina.

 

Fechado

Quando o manípulo de funções se encontra nesta posição, todos os circuitos ficam fechados. Nunca ligar o motor nesta posição. Esta posição serve por exemplo, para quando se pretende efectuar a substituição da bomba de circulação ou durante a invernação da piscina.

 

Estes seis procedimentos são essenciais para que a água da piscina esteja bem tratada e cada um deles deve ser utilizado nestas situações específicas. Assim, já percebe como funciona o filtro da piscina

 

Deixe um comentário

7 − six =

Devido à situação atual, pode haver stock limitado ou prazos de entrega sujeitos a prolongamento.
Por favor contacte-nos antes da sua encomenda para esclarecimento.